e chegou o Natal...






Natal é a melhor época do ano para todo mundo... Ou quase todo mundo. Existem tantas  pessoas que se sentem tristes quando chega essa temporada de festas e comemorações em grupo, seja por sentirem falta de familiares que já se foram, por não terem uma família próxima, por não se sentirem bem ao lado de suas famílias, por não terem companhia para uma época em que a maioria das pessoas estão rodeadas de amigos.

Eu já passei por alguns Natais em que tive a sensação de estar sozinha mesmo com pessoas próximas a mim e compreendo que esse é um sentimento muito ruim, aquela falta de pertencimento ou até mesmo de rejeição por ver todo mundo com alguém, menos você

Se você escolheu passar o Natal sem a sua família ou não tem a opção de tê-la por perto e está triste por isso, eu queria que se sentisse acolhido por mim em meio a essa situação. Não tem nenhum problema passar o feriado sozinho ou com uma família pequena, grande... Enfim, não importa como será o seu feriado, só importa como você sentirá nele, seja com milhares de pessoas ao seu redor ou não. Por isso eu listei cinco coisas que já fiz ou faço quando me vejo nessa circunstância, acredito que todo mundo já passou ou irá passar por um momento de solidão e com certeza isso poderá te ajudar, seja para o Natal ou para qualquer outro momento da sua vida.

Não se isole!

Você não está sozinho, então não pense que está se não tem alguém para passar o dia com você, não pense que isso te torna uma má pessoa ou que todas as pessoas do mundo te odeiam porque isso não é verdade. Um feriado não pode definir a maneira como você se enxerga! E um feriado não define se você é alguém querido por outras pessoas ou não, existem milhares de formas de se sentir bem estando com a sua própria companhia (e olha que quem está dizendo isso é a garota que passou mais de 5 anos sozinha no colégio, eu poderia ser a solitude em pessoa), mas se isolar do mundo e assumir que nunca terá alguém do seu lado é uma atitude perigosa, solitude e solidão não são a mesma coisa e com certeza você pode estar com a sua própria companhia sem se isolar de tudo. 


Doe algo

Na minha igreja local, existem vários projetos sociais incríveis nessa época de festas, como o Natal na Cinelândia, onde voluntários fazem uma Ceia para moradores em situação de rua e lá eles recebem carinho, comida e uma família para passar o Natal junto com eles. Se na sua cidade não tiver algo assim, você pode sair na rua e entregar alimentos para moradores de rua ou entregar brinquedos em orfanatos. Sempre existem doações que pode fazer, mesmo que não seja de dinheiro ou comida, mas de tempo e amor. Doe aquilo que você tenha e não aquilo que não queira mais e faça o Natal de alguém ser bom e eu tenho certeza que isso pode mudar a realidade do seu.  

Faça o que você ama

Uma das melhores coisas a se fazer é aproveitar um tempo fazendo coisas que você ama, pode ser assistir um filme ou série, mandar mensagem para amigos que não vê há muito tempo, ouvir música e dançar pela casa, cozinhar, ler livros novos ou reler livros bons, ir ao parque, enfim... Faça algo que aqueça o seu coração e te lembre do quão legal pode ser a vida.

Não compare a sua vida com os outros

Não importa o que estão postando nas redes sociais, também não importa como a família das pessoas está passando o feriado delas, ninguém tem uma vida perfeita então não tente viver a vida que elas vivem. Viva a sua! Se você não se sente confortável vendo as fotos das outras pessoas, então tire uns dias longe do Instagram e passe um tempo fazendo outra coisa que goste e lembre-se de que as coisas sempre podem mudar e melhorar. Comparação é sempre um erro, não importa a circunstância que seja.

E por fim, lembre-se que está tudo bem se não estiver tudo bem

Você não precisa fingir que está vivendo o melhor momento da sua vida se não estiver, todo mundo tem dias ruins, semanas e feriados, então entenda a sua dor e se for preciso, viva ela. Não importa se está passando o Natal dentro de uma casa lotada de pessoas ou sozinho no seu quarto/casa, você pode estar triste e tudo bem, aceite o local que você está agora, você não está sozinho e Deus nunca permitiria que vivesse algo que você não fosse aguentar, eu amo olhar para essa perspectiva. Viver o presente e ser grato por cada dia é difícil, mas você consegue. Não pense em desistir da sua vida por achar que não é querido ou por olhar para um feriado e sentir que nunca será amado. Viva o hoje e amanhã tudo ficará bem e se não ficar, você tem uma vida inteira para viver.



Com amor e te desejando um lindo Natal, 

Erika Murito.

Comentários

  1. Que coisa mais linda Erika, eu me sinto mais triste ainda por uma pessoa que perdeu alguém querido justamente nessa data porque toda a lembrança dela será triste, mas aí eu vejo que no mundo tem pessoas como você, que se importa de falar exatamente para essas e outras pessoas que estão passando por dores diferentes.

    Blog Covil Dourado | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo o sentimento Jenn e agradeço pelo carinho! A empatia pode mudar a nossa realidade e dos outros ao nosso redor. Um beijo <3

      Excluir
  2. Bom o Natal já passou mas eu acho que essas dicas são validas para o ano todo! Principalmente a questão de não se comparar com os outros, as redes sociais tendem a fazer com que vida dos outros sempre pareça melhor não é mesmo? Inclusive uma das minhas metas para o ano de 2019 é passar menos tempo no Instagram e viver mais a minha vida!

    www.estante450.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Cá! Acho que essa meta é maravilhosa e espero que você consiga cumpri-la sempre :)

      Excluir

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião! ❥

Posts mais lidos

uma conversa sobre paz

estou em lágrimas