uma conversa sobre culpa


Eu sempre soube perdoar, e sempre ouvi dos meus pais que o perdão precisa ser liberado para que a gente se sinta liberto também, então nunca foi difícil entender e aceitar os momentos em que eu errava com alguém, também nunca foi difícil me desculpar por causa de algum erro cometido. 
A minha maior dificuldade era me perdoar e aceitar que nem sempre eu sou a culpada de todas as coisas que acontecem no mundo. Porque eu sempre achei que era, se eu tirava uma nota baixa ou se eu não conseguisse cumprir prazos e horários, ficava pensando a todo instante o quão errada, burra e culpada eu era. A velha frase "todo mundo consegue, menos eu" me perseguia, e me fazia sentir culpa por causa dos meus defeitos e ainda achava que ninguém mais cometia aqueles erros. E enquanto eu liberava perdão e ajudava as pessoas a entenderem que elas não são culpadas pelo seu passado ou por causa de alguma coisa que deu errado em suas vidas, eu não conseguia me perdoar. E eu fico pensando em quantas pessoas não vivem isso, todos os dias.
Você consegue se olhar no espelho e falar para si mesmo “eu me perdoo.”? Não só se perdoar por causa de um erro, mas também por ter feito algo no passado que não te agrada hoje. Você precisa fazer isso um dia, ou talvez agora.
Entregue a empatia que você daria para alguém, a si mesmo.
É tão difícil entender que nós podemos e precisamos nos perdoar, porque falhamos e somos seres humanos e os nossos erros podem ser a gota d'água que faltava para mudar quem somos para melhor, e esse pode ser o lado bom dos seus antigos erros.
Comecei a pesquisar sobre autoculpa, que é o ato de ficar se culpando por causa de algo que já nem existe mais ou ficar sentindo algum tipo de vergonha por causa de situações ou momentos que já foram. A autoculpa te deixa estagnado, sem conseguir prosseguir a sua vida por causa do que você pensa sobre si mesmo. E isso leva a autopunição, você se pune ou se machuca, seja fisicamente ou com palavras, porque não consegue se perdoar. 
Um grande exemplo de sentimento de culpa é quando estamos nos relacionando com alguém e entregamos o nosso coração, e somos verdadeiros com os nossos sentimentos e não dá certo, o relacionamento termina e nós seguimos em frente. Ficamos o tempo todo achando que poderíamos ter feito algo diferente, que nós erramos e que a pessoa se foi por causa de algo que nós fizemos, e ás vezes foi culpa nossa, nós cometemos erros, mas ás vezes não. Precisamos entender e aceitar que nem sempre somos culpados de algumas coisas darem errado na nossa vida. E isso vale muito pra mim também. Quando eu era mais nova, todas as vezes que eu comia algo a mais, me sentia culpada porque não queria aumentar meu peso e vivi um bom tempo sentindo culpa por comer e isso é tão triste, e existem milhares de meninas (meninos também) que passam pelo mesmo sentimento todos os dias. 
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.  1 João 1:9
Eu me senti culpada por muito tempo, tudo fazia com que eu pensasse sobre os meus erros, mesmo depois de vários anos passados, mas a culpa me destruía de muitas maneiras e prejudicava o meu relacionamento com as pessoas, e eu até me punia por causa de cada um desses erros, como se a maneira com que eu me visse fosse mediante ao que eu achava de mim, se eu me sentia culpada por causa de algum momento, eu me via como um monstro e seguia me ofendendo por causa dessa culpa.
Quando eu entrego os meus pecados ou o que eu penso de ruim sobre mim para Deus, eu me sinto leve, porque o fardo já é leve, mas a culpa ás vezes não nos deixa enxergar isso. Jesus está aqui para me ajudar a carregar o fardo e sempre esteve.
Os erros que você cometeu no passado ainda estão lá e não vão sumir, mas eles vão te ajudar a não cometer os mesmos erros no futuro. E você não precisa sentir culpa por causa deles, você não é mais aquela pessoa.

Com amor e aprendendo todos os dias a não sentir culpa, 
Erika Murito.

Comentários

  1. Que texto sensacional!
    Que Deus te abençoe sempre!
    Beijos!

    www.heylou.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lou!!! Que Ele te abençoe também.
      Um beijo, minha linda <3

      Excluir
  2. que lindo texto, realmente diz muito sobre nós, sobre o que somos.
    tenho essa dificuldade de me perdoar, por muitas vezes
    http://www.mundodasmulheresbrasil.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lu! Precisamos aprender todos os dias, é difícil mas iremos conseguir.
      Um beijo <3

      Excluir
  3. Gostei muito do teu texto minha querida.
    Em relação ao sentimento de culpa, consigo perceber a mensagem que transmites.
    Na minha experiência, quando por exemplo, sou quase obrigada a terminar um relacionamento por coisas que a outra pessoa fez, tenho tendência a me focar nessas coisas para não me culpar a mim, mas sim à pessoa, se agiu mal e resulta na perfeição! :)
    Na questão da comida, embora eu pense que podia estar no auge da minha forma física, sei que comer faz bem a muitas coisas e uma delas é o desempenho cerebral e a função psicológica, das coisas mais importantes do corpo humano. Por isso muita atenção. É claro que, há maneiras de comer bem e saudável. Agora o pessoal tem falado muito na dieta Paleo, que é nada mais que comer os produtos na sua essência. Sem alimentos processados. Parece-te bem? Pesquisa um pouquinho o assunto. Espero ter ajudado linda. <3

    www.trendsandfashionblog.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, Ci! Hoje em dia eu sei o quanto a alimentação é importante, mas infelizmente muitas meninas ainda pensam como eu pensava antigamente e precisamos falar sobre o assunto cada vez mais.

      Um beijo <3

      Excluir
  4. Lindas palavras, falar sobre perdão é muito difícil, não é só perdoar os outros, temos que nos perdoar tbm.

    http://www.blogsecretplace.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, obrigada Aline! Precisamos aprender a nos perdoar cada vez mais.
      Um beijo <3

      Excluir
  5. Esse texto, inumeras partes me identifiquei. Sabe aquela sensação de "tirar a venda dos olhos"? então, rsrs. Ja é algo que tenho refletido a dias e aprendendo tb a lidar com isso. A maneira de como nos vemos é um ponto de partida, tudo se afeta ao redor. E a culpa não procede dEle, pois Jesus já pagou o preço para sermos completamente livres. talvez desfrutar dessa plenitude de liberdade é um desafio, pois somos livres atraves de Jesus. Eu lido com isso tb, e tenho aprendido um dia de cada vez. Que Jesus continue lhe usando! e vamos ser amigas? heheh

    Beijos.

    vitoriamartini.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Já somos livres, só precisamos aprender a lidar com a liberdade e entender que o passado já passou. Fico feliz que você tenha gostado e já somos amigas hahahaha.
      Um beijo <3

      Excluir
  6. Óptimo texto! Temos mesmo que conseguir lidar com o sentimento de culpa. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
  7. Esse texto me impactou muito. Cada palavra entrou de uma forma diferente dentro de mim!
    Nossa,conheci o seu blog pelo tumblr, e tô amando tudo. Os textos, cada palavra que você diz.

    Adoro o seu trabalho! Gostaria de saber como Vc,fez isso tudo, estou tendo vontade de fazer algo parecido. Tudo,pra ele e por Ele, amém!❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nath, obrigada pelo carinho. Fico MUITO feliz que tenha gostado e espero que continue por aqui. Tudo o que fizer, faça para Ele! ❤️

      Excluir
  8. Penso tanto nisso! "podia ter sido tudo diferente", "podia ter feito as coisas de maneira diferente" mas não foi, não fiz!
    Sinto-me culpada por coisas que fiz no passado, e tento esquecer, mas não dá...a mente faz de prepósito isso para que não voltemos a cometer os mesmos erros.
    Todos erramos, mas temos que ser "grandes" para o admitir e não deixar que esse erro seja cometido de novo
    bom texto para refletir. um grande beijinho
    BLOG | FACEBOOK | INSTAGRAM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente!!! A nossa mente sempre tenta fazer com que achemos que somos culpados, mas não somos. Jesus nos perdoa sempre que pedimos perdão pelos nossos erros.
      Um beijo, meu bem.

      Excluir
  9. Oi, Erika! tudo bem? Adorei o texto! Me identifiquei bastante, acontecia o mesmo comigo quando eu tirava nota baixa ou quando eu pensava sobre os erros que cometi no passado, não sei se já consegui me livrar totalmente dessa auto-culpa, mas é como eu gosto de dizer: esqueça o que você poderia ter feito e se lembre do que você ainda pode fazer! Bjss
    https://thedesencantada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tuane! Tudo bem e você? Obrigada, meu bem! Gostei do seu lema, obrigada pelas palavras. Um beijo <3

      Excluir
  10. Que texto lindo, muito obrigada por essas palavras.
    Eu sou uma pessoa que se culpa muito, por tudo.
    Nos últimos tempos depois de algumas situações eu tenho aprendido a perdoar e principalmente me perdoar.

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico imensamente feliz por você estar aprendendo a se perdoar, eu também estou! Vamos juntas <3

      Excluir
  11. Oi Erika
    Eu aprendi a me perdoar há muito tempo. Não tenho saco pra ficar carregando arrependimento ou culpa.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião! ❥

Posts mais lidos

uma conversa sobre paz

estou em lágrimas