ansiedade | Série Emoções



Em alguns dias é difícil se sentir realmente vivo, como se qualquer coisa nos deixasse mais cansados do que nunca, como se aquela sensação de dever cumprido nunca fosse acontecer no futuro. E aí o futuro se torna assustador.
Quantas vezes você não se deu conta de que estava olhando para um determinado momento da sua vida e estava sentindo medo do que iria acontecer quando chegasse lá, mas aí chegou e percebeu que era só mais um dia, mais uma novidade e estava tudo bem? Já aconteceu comigo diversas vezes e eu me sentia muito boba por ter sentido medo de algo que na verdade foi ótimo para a minha vida. Eu sei que é normal, mas será que por ser normal o medo precisa ser algo recorrente na nossa vida? 
O futuro é assustador porque não sabemos como estaremos lá (ou se estaremos) e o tememos. É normal para o ser humano sentir medo de tudo aquilo que ele desconhece, porque não conseguimos controlar aquilo que é incontrolável e algumas pessoas lidam bem com isso, outras não e é aí que mora o perigo. Deixar que o medo ou a ansiedade pelo futuro te paralise e não permita que você viva o melhor que pode para a sua vida, faz com que viva todos os dias naquela tensão e em algum momento, você se dá conta de que não viveu. Passou tanto tempo focando no futuro, que não parou para viver o presente e o presente se tornou passado.
Todas as vezes que eu escrevo algo aqui, passa por mim primeiro, porque eu fico relembrando de todos os momentos em que cometi exatamente as mesmas coisas que hoje, eu vejo que só me feriam de alguma forma.
Estar ansioso com o futuro é normal (lembrando que não estou falando do Transtorno de Ansiedade e/ou outros quadros clínicos), ainda mais quando você está em uma fase/idade de transições, mas também fere o seu emocional porque você acaba depositando muita energia em algo que não pode ser controlado por você estar ansioso para o futuro, é uma forma da sua mente tentar controlar o que não pode e gera frustração no seu coração. Ficamos nervosos e por isso, tomamos decisões (não tão boas) as pressas, afinal de contas, qualquer faculdade/emprego/casamento/viagem... é melhor do que nada.

Você vive a sua vida ou apenas sonha e nunca realiza nada? 

No momento em que comecei a escrever esse texto, me lembrei do filme Click (aquele estrelado por Adam Sandler). Para quem não conhece, o personagem principal é um arquiteto, casado e com filhos que acha a sua vida horrível e ele vive pensando no futuro brilhante que irá chegar, promoção no trabalho, salário melhor, carro melhor, presentes melhores para os filhos, enfim, ele pensa mais no futuro do que no presente e no decorrer da história, acaba aceitando um controle remoto que tem o poder de controlar a sua vida e ele avança em todos as situações ruins, avança, avança... Até que chega um dia em que ele percebe que adiantar a sua vida para momentos bons não é viver de verdade e passar pelos momentos ruins, tristes e complicados é a verdadeira vida, porque tudo o que vivemos, bom ou ruim, serve para nos ensinar alguma coisa. Não podemos viver com medo ou preocupados com o futuro, muito menos pensando apenas no futuro e esquecendo de viver o presente.
Um versículo que descreve a maneira que devemos agir perante a ansiedade pelo o que não temos e queremos é Filipenses 4:6-7:
"Não vivam preocupados com coisa alguma; em vez disso, orem a Deus pedindo aquilo de que precisam e agradecendo-lhe por tudo que ele já fez. Então vocês experimentarão a paz de Deus, que excede todo entendimento e que guardará seu coração e sua mente em Cristo Jesus."
Como eu sempre digo, não é fácil. Viver uma vida sem ansiedade é quase impossível para a nossa geração apressada e ansiosa, mas vale a pena não se preocupar com o amanhã, vale a pena entregar todos os nossos medos e ansiedades nas mãos de Deus e deixar Ele comandar o nosso futuro porque assim como está escrito em Mateus 6:34“Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará suas próprias inquietações. Bastam para hoje os problemas deste dia.”, nós não precisamos nos preocupar com os problemas do presente e do futuro e podemos ter a certeza em nosso coração de que com a ajuda de Jesus nós conseguiremos realmente ter uma vida.

Com amor,
Erika Murito.

Comentários

  1. Amiga do Céu, essa parte aqui "Em alguns dias é difícil se sentir realmente vivo, como se qualquer coisa nos deixasse mais cansados do que nunca, como se aquela sensação de dever cumprido nunca fosse acontecer no futuro. E aí o futuro se torna assustador." foi minha realidade durante o meu 2018 inteiro e acredito que nos anos passados também e eu só percebi agora. Mas eu estive conversando com o Pai e eu falei com ele que eu não seria mais prisioneira da ansiedade nem do medo.

    Eu vi uma frase que me fez refletir bastante que diz "Não tenho medo porque sei que você está lá" e eu parei para pensar, não importa se estarei em um momento feliz ou não, Deus estará comigo independentemente.
    Eu acho tão linda a forma clara e simples como tu escreve, sempre sou tocada ou lembrada de algo através de você <3

    Blog Covil Dourado | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fico tão feliz quando as pessoas compreender a mensagem que eu tento passar por aqui e eu te entendo TOTALMENTE, 2018 foi muito assim pra mim também e graças a Deus compreendi 1% disso que Ele tenta nos mostrar, não precisamos temer mal algum. Obrigada pelas palavras, amiga! Com certeza o seu carinho me ajuda a seguir fazendo isso <3

      Excluir
  2. Erika, mais uma vez concordo com cada palavra dita!
    Nos últimos meses eu fui bem ansiosa, mas busquei me reconectar comigo e minha espiritualidade e a frequentar o psicólogo. Foram as melhores coisas que eu fiz. Realmente não existe nada melhor do que tentar ao máximo nos dedicar ao nosso presente.
    Agradeço demais pelas palavras, você sempre me toca com elas e me faz refletir sobre algumas coisas.

    Um Abraço!
    baudogirassol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia, eu que te agradeço pelo carinho de sempre e espero que sempre se sinta em casa quando entrar aqui. Que a ansiedade suma das nossas vidas e que abra espaço para a paz e uma vida espiritual melhor. beijos <3

      Excluir

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião! ❥

Posts mais lidos

uma conversa sobre paz

estou em lágrimas