uma conversa sobre paz


Estamos colocando ordem na casa e descobrindo onde todos os móveis precisam estar. A casa sou eu e os móveis são os meus sentimentos, você entendeu a analogia? 
De tempos em tempos, precisamos respirar fundo e entender que no futuro, existirão momentos de sobrecarga na nossa vida ou na nossa mente, mas que esses momentos passam e tudo volta ao normal, só precisamos saber e entender como colocar cada coisinha em seu devido lugar. 
Existem dias e existirão milhares deles, em que nós nos sentimos sobrecarregados demais, precisando de férias no meio de outubro ou querendo sair correndo para a Tailândia. E isso não é um problema. Na nossa geração tudo o que está fora de ordem se torna um problema, se não está perfeito então não está bom, se o feed do Instagram estiver com o filtro errado, já era! Ás vezes, corrigir o que não está bom é saudável, em outras se torna uma prisão. O que tem te aprisionado ultimamente?

Estamos o tempo todo no modo fast, fast food, fast fashion, fast life... Quanto mais rápido melhor, um anúncio de 5 segundos no Youtube nos deixa de saco cheio, mas o problema não é o anúncio, nós já estamos de saco cheio antes de qualquer coisa, somos uma geração sobrecarregada. 
Você já reparou que o tempo todo aparecem coisas novas, músicas novas, aplicativos novos? Isso faz com que nós sejamos soterrados com muitas coisas em pouco tempo. 
Quando foi a última vez que você colocou a cabeça no travesseiro e realmente descansou? Sem pensar em stories, em feed, em blog, em redes sociais ou em qualquer outra coisa? 
Dormimos pensando no que precisamos fazer amanhã e nem temos a certeza de que o amanhã vai chegar, mas calma! Não estou dizendo que não precisamos nos programar ou nos organizar, mas precisamos de paz acima de tudo isso.
Nos últimos tempos, eu notei que as pessoas (eu me incluo nisso) não ouvem mais e não leem mais, um comentário mal interpretado na internet gera um caos, um ponto final em uma mensagem se torna grosseria, um visualizado não respondido é falta de interesse, um tweet, stories ou foto podem causar uma briga imensa e gera ódio em pessoas que as vezes nem se conhecem. 
Como a vida seria se nós começássemos a respirar fundo antes de tomar uma atitude? Viu um tweet que não gostou? Respira fundo, leia de novo. Alguém demorou a te responder? Respira fundo, espere. Ás vezes nós só precisamos respirar e entender que não estamos no modo fast e a vida pode ser mais slow. 
Esse não é um texto habitual. E eu não quero falar sobre como você deve agir, mas preciso falar sobre o que me incomoda e me faz ter medo do futuro da minha geração, além disso, eu posso te fazer pensar sobre isso junto comigo. 
Abra a janela e aproveite o sol (ou o frio, ele também é ótimo), sinta as coisas, olhe pela janela do carro ou do seu quarto e observe a paisagem lá fora, ou observe qualquer coisa que esteja fora de uma tela, tire os olhos do celular e foque nos olhos das pessoas, diminua a velocidade e respira fundo. 
No mínimo, você pode encontrar paz e se sentir menos sobrecarregado. 

Com amor e respirando (ainda bem), 
Erika Murito. 

Comentários

  1. Que texto profundo! Trabalho com a internet, fico conectada dia e noite. Não faço ideia de qual foi o último dia que deitei sem pensar em nada, apenas para descansar e refletir.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu te entendo! Mas descanso também faz parte do trabalho, espero que consiga descansar um pouco todos os dias. ❤

      Excluir
  2. Meu Deus, que coisa mais linda esse texto! Realmente, a nossa geração vive no modo fast fast fast, e chega uma hora que isso não é saudável. Eu mesma não sei qual foi a última vez que deitei na cama e dormi sem checar o Instagram e todas as redes sociais antes. Problemático isso, né? Isso que cê falou do youtube também me fez pensar, são 5 SEGUNDOS de anúncio e a gente reclama como se fossem 5 horas... Tá realmente na hora de a gente viver no slow, não é a toa que a nossa geração tá se afundando na ansiedade e depressão :(
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Gabi! Esse é um dos problemas que mais me preocupa, vivemos ansiosos por causa de muitas coisas, espero que consigamos ligar o modo slow a cada dia, pelo menos um pouquinho. Beijo, meu bem ❤

      Excluir
  3. Verdade a gente acaba se aprisionando por esses problemas ou pequenas coisas.
    Eu tava muito concentrada no feed do instagram ai depois fui postando o que eu gostava, hoje me peguei pensando por quase uma hora na organização das fotos e isso é de surtar ás vezes ainda mais pra mim que trabalho com imagem né?
    Adorei esse post.
    Beijos!
    http://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, mas aos poucos a gente entende que isso é um pesadelo e conseguimos aliviar toda essa pressão (que nós colocamos).
      Obrigada pelo carinho! Beijo <3

      Excluir
  4. Olá Ka ou Muri ainda não sei como vou chamar você, ameeeei os dois nicks e não consegui escolher um favorito rsrs
    Vim agradecer a sua visita lá no bloguito e conhecer o seu blog lindo
    Amei seu texto. Palavras inspiradas e reflexivas.
    E cheias de verdade.
    As vezes nos pegamos virando as páginas dos "dias" sem viver com intensidade o que cada dia nos proporciona como presente, tão ocupadas que estamos em trabalhar, estudar, organizar e realizar.
    É preciso siiiiiiiiiiiiim viver com mais calma e descansar para usufruir de paz interior e harmonia.
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luli, que amor! Tudo bem não ter se decidido ainda hahaha
      Obrigada por ter vindo e fico feliz que tenha refletido sobre o texto.
      Um beijo <3

      Excluir
  5. Nossa isso é muita verdade, 'um anúncio de 5 segundos no Youtube nos deixa de saco cheio' mas vivemos reclamando que o tempo passa rápido demais...
    Eu tento não ficar tão conectada com essas tecnologias, mas é bem difícil. Muitas vezes sinto que estou perdendo momentos preciosos ficando no computador ou no celular ou pensando em coisas como instagram e etc...
    É bem ruim :(
    Amei a frase, acho que deveríamos todos compartilhar "tire os olhos do celular e foque nos olhos das pessoas" ♥

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é difícil viver desconectado ainda mais quando trabalhamos com internet, mas aos poucos conseguiremos conciliar todas as coisas, cada dia focando mais um pouco nos olhos das pessoas hahaha
      Um beijo, lindeza ♥

      Excluir
  6. Uow que texto! ou melhor que tapa na cara mais bonito rsrs, eu trabalho com internet e acho que tem que ter tudo um equilibrio mesmo! Achei super profundo e verdadeiro.. e isso me incomoda tambem (as vezes ate comigo mesma). Que verdade!

    vitoriamartini.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vi hahaha, eu também levei uns tapas enquanto escrevia. Fico feliz por ter lido, um beijo ♥

      Excluir
  7. ah, a paz! tanto o sol esquentando a pele quanto um ventinho frio são bons, principalmente depois da decisão de não deixar que as telas ou os ponteiris do relógio consigam resumir nossas vidas, não é?
    acredito que a nossa geração tem um grande potencial de se tornar não só sensível, mas empática. Jesus amaria nos ensinar mais sobre dar valor no olho a olho e na cor do céu de cada dia, em respirar devagarinho...
    obrigada por visitar meu blog, até mais <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exatamente Sa, fico feliz que tenha entendido as minhas palavras.
      amo a nossa geração e espero que ela comece a focar mais nas pequenas coisas!
      um beijo e a paz. ♥

      Excluir
  8. É triste pensar que estamos vivendo nos tempos de impaciência. Estamos esperando o Uber, aparece lá que o motorista está a 7min de chegar e já reclamamos "Nossa, tá longe, vai demorar". Estamos tão impacientes com a vida e tudo que nos cerca que acabamos nos fechando e ficando cada vez mais solitários. Enfim, adorei o texto! Respirar fundo e viver mais sim <3
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM! a gente fica impaciente com coisas tão pequenas e não notamos a grandeza dos dias. fico feliz que tenha gostado, um beijo ♥

      Excluir
  9. Que postagem linda, você falou literalmente tudo o que eu estava sentindo no início do ano, eu estava sempre no "modo fast" e eu me sentia tão em paz quando ficava sem internet porque eu podia respirar fundo e só descansar e pensar, sem pensar em nada online.
    Eu descobri seu blog hoje e eu estou tão apaixonada por ele, pelo pacote todo: layout, sua escrita...

    Blog Covil Dourado | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que linda! Fico feliz que tenha gostado e é exatamente isso, mas precisamos encontrar um equilíbrio, tudo bem ficar sem internet por um tempo e descansar a mente, aliviando a sobrecarga. Um beijo <3

      Excluir
  10. Que lindezas de metáforas e que sensação maravilhosa de ter mergulhado em um autoconhecimento tão profundo, Erika! Adorei navegar por esses lembretes do quanto ser leve é não descartar, mas sim levar mais a fundo os detalhes.

    semquases.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico imensamente feliz pelo seu comentário, obrigada por ele! Fiquei feliz por ter entendido também, sejamos leves em tudo e tenhamos paz <3

      Excluir
  11. Oie,
    Adorei o seu texto.
    Estamos mesmo em um mundo muito "rápido", mas isso não é exatamente viver.
    Estamos sempre com pressa e esquecemos das pessoas. Estar com pressa, ser rápido, virou rotina. Mas ser slow é bom também.
    Beeeijoo!!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, ser slow é bom e ser fast também tem seu lado bom, mas ás vezes precisamos parar e ver/ser gente :) Um beijo!

      Excluir
  12. Oi, Erika. Que texto mais lindo, ele passa paz, tranquilidade. Gostei muito da sua reflexão e estou de acordo. Realmente, nossa geração está acostumada ter tudo na hora e sem muito esforço, esperar já não é uma virtude, mas um cansaço, e isso é ruim, muito ruim. Ás vezes é preciso dar uma pausa pra respirar, tenho adotado essa atitude ultimamente.

    Beijos,
    EU SOU UM POUCO DE CADA LIVRO QUE LI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mirele! Fico feliz por isso. Nossa, exatamente isso, é tão ruim ver como estamos lidando com a espera, esperar nem sempre é ruim (na maioria das vezes é ótimo). Beijos <3

      Excluir
  13. Muito profundo que nos faz refletir muito! Somos uma geração mimada, uma geração que quer tudo para ontem, e vai ficando cada vez pior, mas acredito do meu Deus de Israel que escolheu a minha e a nossa geração para fazer grandes coisas!

    Beijos
    www.mandyliine.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Amanda! Precisamos confiar cada vez mais e Ele com certeza fará, veremos o avivamento <3

      Excluir

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião! ❥

Posts mais lidos

estou em lágrimas